Formação em foco

A previsão é que, em 2012, a Província Rogacionista São Lucas tenha, ao menos, 45 formandos. Isso sem contar os aspirantes dos seminários menores de Criciúma (SC) e Passos (MG). O número pode chegar próximo ao 60.

Cinco formandos emitiram os votos perpétuos no dia 18 de dezembro de 2011. Destes, dois estão cursando o último ano de Teologia, em São Paulo (SP). Os outros três estão inseridos em Comunidades Religiosas de Criciúma (SC), Passos (MG) e São Paulo (SP).

Dos oito religiosos que renovaram os votos no dia 31 de janeiro de 2012, um se encontra em Queimadas (PB). Os demais estão cursando Teologia em São Paulo (SP). Neste mesmo dia 31 de janeiro, quatro noviços emitiram por primeira vez os votos, em Curitiba (PR).

Três formandos ingressam na etapa do Noviciado no dia 05 de fevereiro de 2012, em Brasília (DF). E outros três formandos ingressam na etapa do Postulantado (preparação imediata à etapa do Noviciado), no dia 19 de março de 2012, em Curitiba.

Os outros formandos são aspirantes, 22, os quais estão divididos entre as etapas do Propedêutico (Bauru, 06 jovens) e Filosofia (Curitiba, 08 jovens), no Brasil, e Filosofia/Propedêutico em San Lorenzo, Paraguai (04 jovens). Quatro aspirantes estão em situação específica. Serão acompanhados nas Casas de Presidente Jânio Quadros (BA), Centro Rogate do Brasil em São Paulo (SP), San Lorenzo (Paraguai) e Seminário de Campana.

Nossa gratidão a Deus, o Senhor da messe, para o qual sempre pedimos o envio de operários. Nossa gratidão, também, aos diversos animadores vocacionais, formadores, superiores de Comunidades, equipes vocacionais, equipes formativas, profissionais que nos ajudam nos processos, e aos próprios formandos, pela dedicação aos estudos, trabalhos pastorais, espiritualidade, carisma do Rogate.

 

Em resumo:

17 formandos religiosos (05 dos quais com votos perpétuos)

03 formandos na etapa do Noviciado

03 formandos na etapa do Postulantado

22 aspirantes

 

As Profissões Religiosas

No dia do 31 de janeiro de 2012, Festa do Santíssimo Nome de Jesus em nossa Família do Rogate, quatro jovens professaram pela primeira vez. São eles: Cristian Adolfo Samudio, Flávio Francisco da Silva, Merardo Martínez Maidana e Sérgio Gonçalves do Prado. A solenidade aconteceu durante a celebração eucarística presidida pelo Provincial, Pe. Juarez Albino Destro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Curitiba (PR). Na ocasião houve a despedida do Noviciado daquela cidade, transferido para Brasília (DF), e dos religiosos que ali trabalhavam: Pe. Anderson Adriano Teixeira (mestre de noviços) e Pe. Raulino Coan (vice-mestre).

Neste mesmo dia, em São Paulo (SP), na Comunidade Santo Aníbal Maria Di Francia, em celebração presidida pelo Pe. Antônio Raimundo Pereira de Jesus, Conselheiro para a Formação e formador da etapa da Teologia, sete jovens renovaram seus votos: Ir. Alexsandro Ramos Alexandre, Ir. César Javier Mesa, Ir. José Sival Soares, Ir. Maike Leo Grapiglia, Ir. Nilson Rocha Santos, Ir. Rafael Fantini Ruiz e Ir. Reginaldo Veríssimo Ferreira.

E em Queimadas (PB), Ir. José Rodrigues da Silva renovou os votos em celebração realizada na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, presidida pelo Pe. Luiz Alberto Mendes de Góes.

 

O Noviciado

A abertura da nova sede do Noviciado Rogacionista Santo Estanislau Kostka acontece no dia 05 de fevereiro, com o ingresso de três jovens: Adriano Mateus Mendonça Teodósio, Célio Leite da Silva e Henrique de Lima Mateus. A celebração está marcada na Paróquia Divino Espírito Santo, em Brasília (DF), e deverá contar com a presença do Superior Provincial, Pe. Juarez Albino Destro. A sede do noviciado na Província Rogacionista São Lucas estava em Curitiba (PR).

 

O Propedêutico e a reunião da EPAF

O início da etapa do Propedêutico, em Bauru (SP), acontece no dia 12 de fevereiro, com o ingresso de sete aspirantes: Alex Aparecido Brito dos Reis, Deivid de Freitas Floriano, Geraldo de Jesus Santos, Júlio Sérgio Rodrigues da Silva, Matheus Felipe Stanski e Ricardo Cardoso dos Santos. Nos dias seguintes, 13 e 14 de fevereiro, reúnem-se os quatro formadores que compõem a Equipe Provincial de Assessoria à Formação (EPAF) para o planejamento anual: Pe. Antônio Raimundo Pereira de Jesus (Conselheiro da Formação e formador da etapa da Teologia), Pe. Airton Conceição de Almeida (formador da etapa da Filosofia), Pe. Anderson Adriano Teixeira (mestre de noviços) e Dc. Danilo Silva Bartholo (formador da etapa do Propedêutico). Além destes, participam também os religiosos Pe. João Batista Simon (formador no seminário de Criciúma SC) e Ir. Dárcio Alves da Silva (formador no seminário de Passos MG).

Comments

padremarinelli's picture
Submitted by padremarinelli (not verified) on Mon, 02/06/2012 - 13:37

Buenas NUEVAS, con gozo y allegria aprendimos... Desde el Noviciadfo italiano (este ano solo 2 novicios!!!!) toda la unidad al nuevo lugar en Brasilia
del Nov S. Sanislao K. con tres Nivicios (el Brasiul es mas grande!!!!!!). Bajo el amparo del al Virgen adelante... vamos realizando el Reino de Dios. P. miguel Marinelli rcj